As estações de tratamento da água

As estações de tratamento da água

Confira a importância que estes estabelecimentos possuem no o dia-a-dia das pessoas.

A água é fonte de vida, sendo que esta é consumida em diferentes etapas de nosso cotidiano, para realizar atividades ou cumprir afazeres, fazendo com que haja a necessidade de toda a população do consumo deste líquido.

Ainda que a água seja essencial, não é possível considerar qualquer tipo de água para consumo, necessitando de tratamento para que a mesma torne-se potável e esteja apta para consumação e, neste ponto,é necessário ressaltar a importância de determinados estabelecimentos que são os responsáveis pelo fornecimento da água em seu estado benéfico: as estações de tratamento da água.

O que são as estações de tratamento da água?

As estações de tratamento da água, também conhecidas como ETAs, são estabelecimentos responsáveis pelo tratamento da água e fornecimento da mesma para a população em seu estado potável, possibilitando que a mesma seja utilizada em atividades e tarefas do dia-a-dia de qualquer pessoa.

A SABESP é a responsável por monitorar as estações de tratamento da água, permitindo que todos os processos sejam devidamente regularizados, funcionando como um centro de água potável.

Estatísticas das estações de tratamento da água

No total, é possível constatar 214 estações somente em São Paulo que possibilitam abastecer diversas cidades, distribuindo água potável para o consumo da população. Destes estabelecimentos, 28 deles são voltados ao abastecimento da região metropolitana do estado, enquanto todos os outros fornecem água para cidades e municípios próximos, assim como para as regiões litorâneas.

As estações de tratamento da água são responsáveis por tratar cerca de 111 mil litros de água por segundo, transformando o líquido impuro e que não é próprio para consumo, com diversos procedimentos, em algo que faz parte do cotidiano de todos os brasileiros. Ainda que a quantidade de litros tratadas por segundo seja alta, há expectativas para que este aumente ainda mais, com projetos que estão sendo realizados para a expansão das ETAs e melhorias que podem ser aplicadas no sistema de tratamento, com novas tecnologias e procedimentos que devem ser realizados brevemente, visando melhorar as condições de vida de toda a população.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppTratamento químico da água Logo em seguida você irá contar…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppEstação de tratamento de água ETA Saiba logo em seguida como…

Escreva um comentário