Como funciona a estação de tratamento de água

Rate this post

Como funciona a estação de tratamento de água

Conheça o passo a passo de como funciona uma ETA.

Água potável é essencial para a sobrevivência da população, afinal o líquido é utilizado para diversos aspectos do dia-a-dia de uma pessoa, assim como para seu trabalho e atividades diárias, tornando-se a principal responsável na fabricação de vários materiais, na higiene e no preparo de refeições.

Para que a água chegue até sua forma potável, ou seja, pronta para consumo nos lares da população, é necessário que a mesma seja previamente tratada, sabendo como funciona a estação de tratamento de água.

Ao tratarmos de como funciona a estação de tratamento de água, é possível destacar tanto o aspecto dos processos que a água sofre até chegar à sua forma potável, assim como números e estatísticas de estações de tratamento relatando o nível de água que chega diariamente para receber os processos necessários e ser despachada novamente para a população.

Como funciona a estação de tratamento de água – Processos da água

A água chega até a estação de tratamento para receber diversos processos que possam transformar o líquido em consumível, ou seja, potável. Primeiramente recebendo o cloro que é a substância que permite iniciar o processo de ajustes na composição do líquido e eliminar sua forma ácida.

O pH é corrigido duas vezes, permitindo neutralizá-lo tanto no início do processo, quanto ao final para uma possível correção e ajustes, visando neutralizar o líquido para consumo, tornando-o insípido, incolor e inodoro, propriedades da água potável.

São adicionadas outras substâncias visando a separação das partículas de sujeira que estão presentes na água, assim como sulfato de alumínio, cloreto férrico ou coagulantes em geral, permitindo que na decantação, em grandes tanques, as partículas sejam eliminadas, juntamente com o processo que é chamado de filtração, retirando as últimas partículas em tanques com pedras, areia e carvão antracito.

Nos processos finais, novamente adiciona-se o cloro, com o adicional do flúor.

Como funciona a estação de tratamento de água – Capacidade e números

Diariamente é tratada uma grande quantidade de água para que o líquido possa ser distribuído à população com o intuito de ser utilizado em tarefas domésticas e no cotidiano profissional. É possível constatar que, por segundo, são tratados 111 mil litros de águas em várias estações, com possibilidade de expansão da capacidade destes estabelecimentos em breve para comportar ainda mais líquido em processo de tratamento.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.28%) 86 votes Tratamento químico da água Logo…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.67%) 12 votes Estação de tratamento de água ETA…

Escreva um comentário