Como funciona a estação de tratamento de esgoto

Rate this post

Como funciona a estação de tratamento de esgoto

Confirma agora e entenda melhor como funciona a estação de tratamento de esgoto, além dos seus processos.

Todos nós o utilizamos porem não sabemos o seu funcionamento, muitas vezes nos perguntamos como funciona a estação de tratamento de esgoto e o seu devido tratamento é de suma importância para o nosso ambiente e claro, para a natureza. Neles estão todos os resíduos líquidos das nossas casas e das organizações que apenas com um tratamento especializado é possível retirar as suas impurezas. Normalmente, o próprio ambiente tem a capacidade de decompor o material presente nos esgotos, mas a principal finalidade de uma estação de tratamento é justamente acelerar este processo, torando-o mais rápido e minimizando os danos no meio ambiente. Explicaremos agora um pouco mais dos níveis e como funciona a estação de tratamento de esgoto.

O tratamento do esgoto se baseia em 4 níveis, o nível preliminar é feito com grandes peneiras que servem para reter o os resíduos para que não hajam maiores danos nas unidades de tratamento.

O tratamento nível primário é sedimentado os sólidos em suspensão, que se acumulam no fundo do decantador formando uma espécie de lodo, que é retirado para o processo continuar.

Seguindo com o próximo passo, o tratamento secundário é responsável para que os microrganismos vão se alimentar da matéria orgânica, convertendo assim em gás carbônico e agua. Já o quarto nível é chamado de tratamento terciário ou pós-tratamento, nele são removidos todos os poluentes específicos do esgoto, como os micronutrientes e patogênicos como as bactérias e os fungos. Isso quando se deseja que o efluente tenha uma qualidade maior ou claro, quando o tratamento não atingiu uma qualidade adequada para finalizar o tratamento e precisa de uma atenção maior antes da sua conclusão.

No caso dos influentes industriais a própria empresa que deve fazer todo o tratamento de esgoto, sendo necessário que a indústria monitore a qualidade dos influentes que são mandados para a estação. O tratamento parece ser simples com apenas quatro passos não é mesmo? Mas vale ressaltar que grandes investimentos são necessários para que a rede de esgoto funcione adequadamente, agora que você sabe um pouco mais de como funciona a estação de tratamento de esgoto até a sua conclusão, evite poluir de uma forma negativa os nossos esgotos.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.9 (97.07%) 82 votes Tratamento químico da água Logo…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.67%) 12 votes Estação de tratamento de água ETA…

Escreva um comentário