Como funciona estação de tratamento de esgoto

Como funciona estação de tratamento de esgoto

Confira agora como funciona estação de tratamento de esgoto e sua importância para o meio ambiente.

Que a água é um elemento essencial para a vida de todos nós já sabemos não é mesmo? Com ela podemos realizar diversas atividades essenciais para o dia a dia. Mas sabe o que acontece com a água que você utiliza após escovar os dentes ou para higiene pessoal? Ela vira esgoto, sendo necessário um tratamento para que ela volte a ficar pura novamente, para que possa retornar e ser usada novamente. Não é comum, as pessoas geralmente não sabem como funciona estação de tratamento de esgoto e quais são suas vantagens para o meio ambiente.

Na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) a água com diversos tipos de impurezas retorna de casas, empresas, hospitais, dentre outros e vai ser tratada para que possa retornar ao meio ambiente. E para que fique completamente despoluída e pronta para retornar ao meio ambiente são necessárias várias etapas, o tempo médio de conclusão para que todo o processo seja concluído é de cerca de 20 dias. Vamos entender agora um pouco mais sobre Como funciona estação de tratamento de esgoto.

Quando chega ao ETE, a água chega por meio das redes coletoras. Na sua primeira etapa do tratamento o esgoto passa por uma esteira, nela são removidas as sujeiras mais grossas. Após isso, são retirados as impurezas mais finas são retiradas com um aparelho que tem o funcionamento parecido com o de uma peneira. Com isso, o esgoto é tratado para que seja retirado areia ou terra, feita no desarenador.

Dando seguimento ao tratamento o esgoto passa agora por um tanque de areação, onde os microrganismos presentes no liquido consomem a matéria orgânica e se separa água do lodo. Com esse processo, o material já pode ser encaminhado ao aterro sanitário e a água pode ser pode voltar aos rios.Com está explicação já temos a noção de como funciona estação de tratamento de esgoto e sua importância.

Portanto quando você for tomar banho ou utilizar a água para fins de higiene, evite jogar qualquer tipo de material, isso afeta negativamente o trabalho do ETE, com isso, você contribui para que o esgoto seja purificado de uma maneira mais rápida, o meio ambiente e todas as pessoas se beneficiam com isso.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppTratamento químico da água Logo em seguida você irá contar…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppEstação de tratamento de água ETA Saiba logo em seguida como…

Escreva um comentário