Como funciona uma estação de tratamento de água

Rate this post

Como funciona uma estação de tratamento de água

Entenda a importância e como funciona uma estação de tratamento de água e qual suas etapas.

Uma estação de tratamento de água tem um papel muito importante tanto para sociedade quanto para o meio ambiente, são elas que garantem que este elemento tão precioso e essencial as nossas vidas cheguem com qualidade e limpas até as nossas casas. Como essa necessidade em nossas vidas e não conseguimos viver sem água, é grande o numero de ETA nas regiões do nosso país. O ETA que é responsável por todo o tratamento da água, deixando ela pura para o consumo e uso das pessoas. Nosso artigo tem a finalidade que você entenda um pouco melhor de como funciona uma estação de tratamento de água, entendendo a forma que ela é tratada, além de mais conhecimento, vamos ter mais consciência na hora de utiliza-la.

O sistema é composto por vários fatores, até que cheguem as nossas torneiras. As etapas são essas:

A captação da água bruta é realizada em mananciais superficiais, como por exemplo, barragens, lagos ou em poços. Na parte da adução a água captada nos mananciais é levada até as ETAs (Estação de tratamento de água) para que o tratamento seja realizado.

Dando inicio ao tratamento com diversos processos químicos e físicos, que basicamente fazem a que a sujeira fique evidente na água, com isso ela se torna mais pesada e chega até o fundo, sendo assim muito mais fáceis de serem visualizadas para que sejam retiradas. Além disso, passa também por grandes tanques que são formados de areia, e carvão antracito, o material que estes tanques são formados facilitam na retenção da sujeira de uma maneira mais efetiva.

Estes passos são realizados nas ETAs e explicam como funciona uma estação de tratamento de água, com isso, á água pura é bombeada até os reservatórios para que fique a disposição do uso da rede distribuidora que faz todo o processo para chegar a nossas torneiras e residências. Na distribuição a água já está potável e pronta para ser utilizada por nós, mas lembre-se de usa-la com consciência.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.28%) 86 votes Tratamento químico da água Logo…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.67%) 12 votes Estação de tratamento de água ETA…

Escreva um comentário