Como funciona uma estação de tratamento de esgoto

5 (100%) 7 votes

Como funciona uma estação de tratamento de esgoto

Essencial para o controle e o bom funcionamento do meio ambiente, muitas vezes nos vem a duvida de como funciona uma estação de tratamento de esgoto. O tratamento de esgoto deve ser feito de uma maneira profissional e efetiva.

Para iniciarmos o nosso artigo vamos definir esgoto como a água que nós utilizamos com fins de higiene pessoal, por exemplo, escovar os dentes e outras necessidades. Quando nós a utilizamos ela se transforma em esgoto e para que retorne ao ambiente precisa ser tratada. Para que não haja poluição da população e do meio ambiente é papel das ETEs (Estação de tratamento de esgoto) é fundamental para a sociedade. No nosso artigo vamos mostrar como funciona uma estação de tratamento de esgoto e falar um pouco também sobre seus estágios de tratamento.

Nas estações onde o esgoto é tratado primeiramente todos os componentes poluidores são separados da agua antes de retornarem. O esgoto bruto chega e passa por diversas etapas até que o tratamento seja efetivamente concluído. Agora vamos comentar sobre estas etapas para que você possa entender melhor como funciona uma estação de tratamento de esgoto.

Na primeira parte é realizado a retenção dos materiais maiores, como por exemplo, latas, papelões, madeiras e outros tipos de objetos. Após este passo é feito a chamada grade média que remove materiais um pouco menores como papéis, trapos, dentre outros, depois disso é feia a retirada de areia contida no esgoto. Na parte do decantador primário é retirada as gorduras e óleos flutuantes, este matérias recolhidos pelas pontes raspadoras são bombeados para os digestores. No tanque de aeração combinasse a agitação do esgoto com a injeção de ar, desenvolvendo assim uma espécie de massa liquida de microrganismo que são os lodos ativos. No decantador secundário é feita a remoção destes lodos ativos, este processo é feito por pontes removedoras de lodo, encaminhado as bombas retomando ao tanque de aeração.

Após todo o lodo ser removido por grandes tanques de concreto fechados, que na ausência de oxigênio provocara a transformação do lodo em matéria altamente mineirada, reduzindo e diminuindo as bactérias ali presentes. Com todo os procedimentos realizados o esgoto já estará tratado e pronto para retornar a sociedade.

Agora que já sabemos mais sobre como funciona uma estação de tratamento de esgoto e o quanto complexa ela é, devemos cuidar melhor do esgoto que produzimos, pensando sempre no meio ambiente.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.24%) 85 votes Tratamento químico da água Logo…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.67%) 12 votes Estação de tratamento de água ETA…

Escreva um comentário