Como funciona uma ETA Estação de tratamento de água

2.8 (55.12%) 41 votes

Como funciona uma ETA Estação de tratamento de água

Muitas pessoas não sabem da importância e como funciona uma ETA Estação de tratamento de água e o seu papel social no meio ambiente, então confira em nosso artigo um pouco mais sobre ela.

Apesar de muito importância e essencial para a vida humana a água pode conter algum tipo de substancia prejudicial a nossa saúde e dos nosso familiares. E você sabe como que a água chega até as nossas casas de maneira limpa e potável? Poucos sabem, mas elas só chegam prontas para o consumo pela existência da ET. Vamos mostrar agora como funciona uma ETA Estação de tratamento de água e sua importância.

Importância do ETA para a sociedade.

A principal função das estações de tratamento se dá pela limpeza da água. Vamos dar um exemplo, a água pode conter diversos elementos prejudiciais a nossa saúde se não for devidamente tratada, por isso a seu principal objetivo é torna-la potável para o uso de todos. Produzir água potável não é fácil e exige grandes investimentos é um valor alto em dinheiro, pois a estrutura necessária não é barata contendo vários equipamentos e uma estrutura avançada.

Um sistema pouco estruturado de limpeza de água afeta negativamente qualquer tipo de região, dai a sua grande importância.

Como funciona uma ETA Estação de tratamento de água?

Para explicar o seu funcionamento podemos partir pelo principio que a água é captada dos rios, lagos e riachos por meio de bombas. Com este procedimento, a água é conduzida através das adutoras de água bruta, chegando finalmente até a unidade de tratamento. Na maioria das vezes ela não chega pura até o ETA, se tornando potável após o tratamento completo que leva cerca de três horas para ser finalizado. Seu funcionamento tem por base quatro pilares, são eles a obras de captação, estação de tratamento, redes de distribuição e as conexões domiciliares.

Podemos concluir que é importante para todos conhecer pelo menos o básico como funciona uma ETA Estação de tratamento de água, agora que já temos esse conhecimento devemos ter consciência na hora do uso evitando potencias desperdícios para que daqui a 100 ou 200 anos, a água continue disponível a todos.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 3.7 (73.33%) 3 votes Tratamento químico da água Logo…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Estação de tratamento de água ETA Saiba…

Escreva um comentário