Como funciona uma ETE

3.3 (65.81%) 31 votes

Como funciona uma ETE

A importância de uma estação de tratamento de esgoto é muito relevante para a sociedade e para o meio ambiente, confira em nosso artigo um pouco mais sobre como funciona uma ETE.

Podemos iniciar pelo principio de que esgoto são os resíduos que estão na água que são foram utilizadas por residências e indústrias, são os chamados esgotos sanitários. Para que retorne ao ambiente de uma maneira limpa o esgoto passa por algumas fases. Após todas as fases de tratamento ele retorna ao meio ambiente e para as pessoas. Nosso artigo vai te informar um pouco mais sobre como funciona uma ETE e seus passos para purificar nossos esgotos.

No inicio do tratamento, no tratamento preliminar são separados os matérias sólidos maiores como o auxilio da gradagem, que é composto de por grades grosseiras, grades finas ou peneiras rotativas. Já no tratamento primário a matéria poluente é separada da água por meio de sedimentação nos sedimentadores primários. Já no tratamento secundário os a toda a matéria orgânica e poluente é consumida por microrganismos no que chamamos de reatores biológicos.

O tratamento terciário é o ato do tratamento da água realizando sua desinfestação devido os organismos patogênicos ou a remoção de determinados nutrientes, como o nitrogênio e o fosforo. Para a remoção de ambos podemos contar com a Desnitrificação que é feito com método de filtragem de areia, lagoa de polimento e etc. O sistema do lodo é ativado e se bem arquitetado, pode reduzir também o nitrogênio. A remoção do fósforo pode ser feita com componentes químicos geralmente com sais de ferro, utilizando de aparelhos muito menores do que os usados para remoção biológica. Na ultima parte de como funciona uma ETE, temos a desinfecção das águas tratadas com objetivo de remover os organismos patagônicos pelo método de cloração.

Agora que já sabemos como funciona uma ETE e quais são suas etapas devemos utilizar o esgoto de uma maneira consciente, evitando jogar objetos ou coisas do tipo que acabam prejudicando o funcionamento da ETE que tem muito mais trabalho no tratamento das águas, por isso, tenha consciência.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.9 (97.07%) 82 votes Tratamento químico da água Logo…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.67%) 12 votes Estação de tratamento de água ETA…

Escreva um comentário