Efluentes industriais

Efluentes industriais

Conheça agora um pouco mais sobre os Efluentes industriais e como eles são lançados ao meio ambiente.

As atividades industriais são enormes nas grandes cidades, e no decorrer do processo produtivo acaba gerando efluentes. Estes efluentes são chamados de efluentes industriais e podem poluir e contaminar o meio ambiente, principalmente o solo e a água. É necessário ressaltar que não são todas as industrias que geram um poder negativo ao meio ambiente. O controle dos procedimentos industrias não são simples, pois contem diversas composições tanto químicas, quanto físicas e biológicas, as diferentes ações que são criadas nestes processos produtivos potencializam a toxicidade e os diversos pontos negativos que são criados com esta ação. O recomendado é que antes de chegar ao meio ambiente os efluentes seja tratados ou acondicionados de uma maneira correta para que não traga muitos danos.

Os efluentes industriais de acordo com a norma brasileira — NBR 9800/1987, efluente líquido industrial é o despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico.

Por um longo período não houve preocupação por parte dos governos em caracterizar os efluentes e principalmente de medir os seus impactos perante o meio ambiente. Mas de acordo com a nova legislação vigente e a preocupação com o meio ambiente as indústrias devem desenvolver atividades para conseguir mensurar a composição dos seus efluentes.

Tratamento dos efluentes

A prevenção a poluição causada pelos efluentes devem focar na redução ou eliminação, independente do volume, concentração ou nível de toxicidade das cargas que poluem o meio ambiente. As maneiras podem ser variadas como a modificação dos aparelhos, substituir as matérias primas utilizadas nos processos produtivos, reformulação e replanejamento dos produtos e matérias primas tóxicas, enfim, depende muito da vontade da industrial em gerar um processo produtivo nocivo ao ambiente. De todos os resíduos gerados pelos efluentes industriais nos processos produtivos é necessário que as empresas que disponham de sistemas para o tratamento ou condicionamento deste material, pois com isso, reduz as chances de poluição tanto do meio ambiente, quanto da camada de ozônio e contribui para uma vida mais saudável a todos.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppTratamento químico da água Logo em seguida você irá contar…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppEstação de tratamento de água ETA Saiba logo em seguida como…

Escreva um comentário