Efluentes líquidos industriais

Efluentes líquidos industriais

Entenda em nosso artigo um pouco mais a respeito dos efluentes líquidos industriais e o perigo que ele oferece ao meio ambiente.

Primeiramente vamos explicar a você o que significa efluentes. Os efluentes podem ser tanto industriais (o que será abordado em nosso artigo) e os domésticos. Os domésticos são aqueles que produzimos em nossa própria residencial, e que também pode ser prejudicial pois nele podem conter diversos elementos químicos prejudiciais ao meio ambiente. Já os efluentes líquidos industriais são aqueles materiais que as empresas produzem e são descartados no ambiente, devido a vários componentes químicos e físicos e algumas matérias primas são utilizadas no processo produtivo. Um dos maiores problemas dos efluentes líquidos industriais está relacionado a falta de controle pois realmente é difícil de mensurar o quanto que as empresas produzem de produtos que são maléficos ao meio ambiente.

É essencial que as empresas tenham recursos e disponham de tratamentos para os seus efluentes líquidos industriais, vale ressaltar que o tratamento indevido pode gerar danos irreversíveis ao ambiente, dependendo do nível até mesmo a camada de ozônio pode ser prejudicada, contribuindo para o aquecimento global.

Alguns processos são utilizados para cuidar destes influentes, só que cada tratamento depende com seus princípios físicos, químicos e biológicos. Os processos físicos dependem das propriedades físicas, tamanho da partícula, peso, entre outros fatores para serem tratados. Já os processos químicos das propriedades químicas contaminadas e dos reagentes incorporados, como por exemplo, coagulação, precipitação, troca de iônica, oxidação, neutralização dentre outros componentes.

Por ultimo temos os processos biológicos que fazem uso das ações químicas para eliminar seus contaminantes solúveis ou coloidais. São os casos do lodos ativados, lagos aeradas, filtro percolador dentre outros.

Agora que sabemos um pouco mais sobre os efluentes líquidos industriais devemos nos atentar as ações que a indústria está tomando perante a isso, caso você conheça alguma empresa na sua região que está eliminando de uma maneira irregular os seus poluentes acione imediatamente as autoridades, as empresas não devem pensar apenas nos seus lucros e sim um crescimento sustentável também para a sociedade que está ao seu redor.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppTratamento químico da água Logo em seguida você irá contar…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppEstação de tratamento de água ETA Saiba logo em seguida como…

Escreva um comentário