Efluentes líquidos

Rate this post

Efluentes líquidos

Veja em nosso artigo uma explicação sobre os efluentes líquidos e entenda mais sobre como eles podem ser prejudiciais ao meio ambiente.

Vamos começar explicando primeiramente o que são os efluentes líquidos. Eles se caracterizam como produtos líquidos resultantes das ações no homem na terra. Na maioria das vezes se caracterizam de duas maneiras, os efluentes industriais e os domésticos. Os industriais são mais difíceis de ser mensurados pois cada empresa tem diferentes maneiras de produzir os seus produtos, então varia muito a mão de obra utilizada nos seus produtos e na sua linha de fabricação. Já os domésticos são caracterizados por uma grande quantidade de material orgânico, provenientes das necessidades básicas do ser humano, como por exemplo no banho, urina e necessidades da cozinha como lavar a louça por exemplo. A principal carga poluente neste caso se dá pelos produtos químicos que são utilizados na limpeza e trazem muitos prejuízos ao meio ambiente.

Com todas essas informações é comum que as pessoas se perguntem, como tratar dos efluentes líquidos para minimizar os danos ao meio ambiente? É possível tomar algumas ações para minimizar estes danos que prejudicam até mesmo a camada de ozônio do nosso planeta. As maneiras são as seguintes:

Gradeamento, separação por meio de grades dos efluentes mais grosseiros, com materiais maiores.

Realizar a sedimentação, a separação do material, por exemplo, os mais pesados no fundo e os mais leves na superfície, torando fácil a separação.

Equalizar o pH, equilibrando antes dele ser lançado na massa de água ou ao esgoto.

Remoção das substancias coloides

Incentivar as industrias a alterar seus processos de produção para que seja diminuído os tóxicos presentes na produção.

Substituir os matérias usados ou diminuir a sua porcentagem de poluição

É essencial que as empresas tenham e disponham de tratamento dos seus poluentes, mostrando que a empresa mesmo visando os lucros ainda se preocupa com o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, visando a sustentabilidade. As pessoas devem se atentar se realmente necessário utilizar tantos produtos químicos, lembrando que mesmo em nossas casas, diminuindo esses produtos estaremos contribuindo ao meio ambiente.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.24%) 85 votes Tratamento químico da água Logo…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.67%) 12 votes Estação de tratamento de água ETA…

Escreva um comentário