Esgoto Tratamento

Rate this post

Esgoto Tratamento

Saiba mais sobre as estações de tratamento e como é feito o tratamento.

A saúde e o bem-estar da população são dois aspectos que devem ser mantidos e priorizados, tanto pelo governo, quanto por empresas que estão em atividades nos dias atuais, disponibilizando benefícios ou realizando serviços essenciais para a sobrevivência do ser humano.

Para o esgoto, tratamento é necessário, visando evitar maiores problemas para a natureza e meio ambiente e, consequentemente, oferecendo benefícios e uma vida estável para todos.

O que é esgoto?

O esgoto, também conhecido como efluente ou águas servidas, é um líquido que já foi utilizado em indústrias ou domicílios, ou seja, é água com resíduos por conta dos processos ou atividades pelas quais passou em sua utilização, sendo necessário o esgoto tratamento para que todas as impurezas possam ser removidas, disponibilizando a água novamente à natureza sem que haja danos ambientais e sem que afete o bem-estar das pessoas.

O esgoto tratamento é realizado pela própria natureza em alguns casos, porém para resíduos mais densos é necessário que o líquido passe por uma empresa especializada em retirar tais impurezas, com máquinas e processos ideais para que o procedimento possa ser concluído com sucesso por meio da Estação de Tratamento de esgoto, conhecida como ETE, reproduzindo a mesma ação natural, porém de maneira acelerada.

Como é feito o esgoto tratamento

O tratamento de esgoto é realizado em diversas etapas para que todas as impurezas sejam removidas do líquido, permitindo que o mesmo volte à natureza sem prejudica-la. Para isto, é necessário diversos materiais e máquinas.

A primeira etapa é o tratamento preliminar, este que tem como objetivo remover os sólidos mais densos e grosseiros, utilizando caixas de areia, grades e peneiras, seguido pela etapa de tratamento primário, onde é feita a remoção e bioquímica dos dejetos sólidos que são facilmente sedimentáveis em fossas sépticas, reatores anaeróbicos e decantadores primários.

O tratamento secundário é realizado para a remoção bioquímica da matéria orgânica dos esgotos, realizado por lodos ativados, biofiltros, reatores anaeróbicos e lagos de estabilização, seguida último passo que é o tratamento terciário, este que visa a remoção de microrganismos patogênicos e a remoção de nutrientes por meio de reatores com UV, ozônio e precipitação de fosfatos.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 3.7 (73.33%) 3 votes Tratamento químico da água Logo…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Estação de tratamento de água ETA Saiba…

Escreva um comentário