Estação de tratamento da água etapas

Estação de tratamento da água etapas

A estação de tratamento da água é uma indústria essencial para a sobrevivência da população, afinal a mesma permite que a água passe por processos essenciais para tornar-se apta para consumo, chegando à torneira das residências.

Antes de chegar às casas da população, a estação de tratamento da água etapas apresenta processos e tanques pelos quais o líquido passa, com diversas substâncias químicas que são adicionadas para eliminar resíduos e disponibilizar a água em sua forma benéfica à população.

Conheça um pouco mais sobre a estação de tratamento da água etapas.

Estação de tratamento da água etapas

Para que a água possa ser consumida, a mesma deve passar pela estação de tratamento da água etapas, sendo distribuída posteriormente. Confira cada um dos procedimentos realizados na indústria.

1. Aeração – É o processo realizado por meio do contato do ar com a água, permitindo que haja a troca de gases e substâncias voláteis entre as duas substâncias para beneficiar o líquido.

2. Coagulação – Esta etapa do tratamento da água tem como foco transformar as impurezas, permitindo que as mesmas possam ser dissolvidas em partículas, removidas posteriormente em outras etapas.

3. Floculação – O processo de floculação ocorre quase que simultaneamente com o processo de coagulação, permitindo que haja a formação de flocos como resultado da substância química com os resíduos contidos na água.

4. Decantação ou Flotação – Nesta etapa verifica-se a decomposição dos flocos formados anteriormente somente com o contato com a gravidade, sedimentando-os para recolhê-los.

5. Filtração – A água passa por tanques porosos que permitem reter as impurezas do líquido, assim como areia, carvão antracitoso e seixos.

6. Tratamento por contato – Muitas estações de tratamento utilizam este processo em substituição à floculação e decantação, pois é diretamente levada aos filtros para retirada das impurezas.

7. Oxidação – Há a retirada dos elementos inconvenientes da água por meio de químicas, como ferro e manganês. Ambos os compostos presentes na água reagem entre si e realizam a remoção dos resíduos pretendidos. Coagulantes, desinfetantes, correção de pH, fluoteração, algicidas, controle de odor e sabor, dentre diversas outras químicas que podem ser adicionadas ao líquido.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppTratamento químico da água Logo em seguida você irá contar…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppEstação de tratamento de água ETA Saiba logo em seguida como…

Escreva um comentário