Estação de tratamento de água como funciona

Rate this post

Estação de tratamento de água como funciona

O bem-estar da população é um dos focos principais de muitas empresas que trabalham em prol do povo, disponibilizando benefícios e proporcionando serviços e produtos que são essenciais para a sobrevivência, assim como a água, líquido que é considerado fonte de vida e que é utilizado para uma série de atividades realizadas diariamente por todas as pessoas.

Para que a água possa ser corretamente utilizada há a estação de tratamento de água como funciona o local e por quais procedimentos o líquido deverá passar antes de ser distribuído às casas e residências para o consumo.

Veja, abaixo, mais informações sobre estação de tratamento de água como funciona.

Estação de tratamento de água Como Funciona?

A estação de tratamento de água como funciona necessita de vários processos para que o líquido possa ser purificado, retirando as impurezas e resíduos que estão contidos no líquido e que podem ser maléficos à saúde.

Primeiramente, antes de começar os procedimentos, é necessário captar a água de represas, por exemplo, para que as mesmas possam ser utilizadas pela população, bombeando o líquido até atingir as dependências da empresa. Um tanque enorme é o primeiro processo pelo qual a água irá passar, este que é a bacia de tranqulização, diminuindo a velocidade com a qual a água chega à ETA, retendo sujeiras maiores. No mesmo local ainda há o despejo de cloro visando destruir microrganismos.

A coagulação é o próximo canal nas etapas de tratamento da água, misturando o líquido ao sulfato de alumínio para desestabilizar as partículas de sujeira, ou seja, preparar os resíduos para que sejam eliminados nas etapas posteriores. A floculação é a etapa que causa turbulência para que as pequenas partículas impuras possam juntar-se com outras, formando flocos e tornando mais fácil a remoção.

O decantador é semelhante à uma grande piscina, assim a água fica no local por aproximadamente uma hora e meia, agindo diretamente com a natureza e gravidade, aguardando até que os flocos formados anteriormente fiquem densos o bastante para atingir o fundo do tanque, eliminando tais resíduos.

A água é encaminhada à filtros verticais com carvão, areia, pedregulho e cascalho, retendo o restante das impurezas contidas na água, filtrando-a posteriormente com cloro, cal e flúor, regularizando o pH e levando a água até o reservatório por onde é distribuída para toda a população.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.24%) 85 votes Tratamento químico da água Logo…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.67%) 12 votes Estação de tratamento de água ETA…

Escreva um comentário