Estação de tratamento de água compacta

Rate this post

Estação de tratamento de água compacta

Os diversos modelos comercializados de estação de tratamento de água compacta são utilizados frequentemente em todo o tipo de empresa, seja para consumos de água potável ao final do processo ou ainda para a reutilização deste tipo de efluente em meio industrial.

Como funciona o processo da estação de tratamento de água compacta

Saiba que a estação de tratamento de água compacta funciona através de uma série de processos, e iremos citar alguns deles em seguida. Logo como parte do processo temos a coagulação, a floculação, e a decantação.

No processo de coagulação, a estação de tratamento de água compacta tem como objetivos neutralizar todas as partículas coloidais, possibilitando assim formar flocos. A água que é resultante deste processo deverá passar por um sistema de dosagem com os seus reagentes determinados, seguindo a um misturador hidráulico onde ocorre um aumento de dispersão. Este é o procedimento que otimiza todo o consumo dos produtos de ordem química e reagentes principalmente.

Agora, com relação ao processo de floculação, podemos citar que na estação de tratamento de água compacta temos uma aglomeração de partículas coaguladas, estas que formam os flocos mais densos e que tem um maior volume tornando toda a decantação posterior bem mais eficiente.

Esta floculação utilizada é o chamado colchão de lodos, e neste processo os flocos passam por uma floculação de ordem primária, em compartimentos com chicanas onde são os aglomerados por contado, e depois disto ocorre o processo de decantação.

Sobre o processo de decantação, podemos citar que nesta etapa acontece sempre uma separação de água e de todos os flocos estes que com o tempo reduzido conseguem uma redução de capacidade de volumes do tanque onde a água residual poderá ser carregada por toda a sua diferença em sua densidade determinada.

A partir disto temos o processo de floculação, este que acontece através de uma aglomeração das partículas totalmente coaguladas que formam flocos mais densos e com um maior volume, tornando toda a sua decantação posterior bem mais eficiente. No processo de floculação é utilizado o sistema de colchão de lobos, onde os flocos passam por uma floculação primária em compartimentos com chicanas onde temos os aglomerados por contato, depois disto temos o processo de decantação.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.24%) 85 votes Tratamento químico da água Logo…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.67%) 12 votes Estação de tratamento de água ETA…

Escreva um comentário