Estação de Tratamento de Esgoto

5 (100%) 1 vote

O tratamento de águas residuais Processo na estação de tratamento de esgoto

Inforgráfico Estação de Tratamento de Esgoto
Inforgráfico Estação de Tratamento de Esgoto

Todos os dias, as águas residuais saem por vasos sanitários e ralos em casas, escolas, empresas e fábricas e, em seguida, corre para sistema de esgoto da cidade.

Escoamento da chuva, ruas e calçada sujas, lavações, e outras atividades que fluem para das ruas e de lá para os esgotos. Na maioria das áreas da cidade, efluentes sanitários e industriais, águas pluviais e escoamento das ruas são recolhidas nas mesmas redes de esgotos e, em seguida, transportado junto às estações de tratamento da cidade. Isto é conhecido como um sistema de esgoto combinado.

Estação de tratamento de esgoto, também chamada ETE, removem a maioria dos poluentes das águas residuais antes de ser liberado para cursos de água locais. Nas fábricas hoje é obrigação ter uma estação de tratamento de esgoto, elas geralmente fazem os processos físicos e biológicos e só depois fazem o descarte em rios, córregos e lagos naturalmente com a água já purificada. A estação de tratamento de esgoto nas empresas e fábricas podem ser compactas ou grandes tudo vai depender da quantidade de esgoto que essa empresa ou fabrica gera.

Na estação de tratamento de esgoto, as águas residuais ou esgotos passam por cinco processos principais: tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento secundário, desinfecção e finalmente, o tratamento de lamas. Tratamentos primários e secundários removem cerca de 85% a 95% de poluentes das águas residuais depois de o efluente tratado é desinfectado e descarregadas nos cursos de água locais. As lamas, o subproduto do processo de tratamento, é digerido para a estabilização e é então desidratada para uma manipulação mais fácil. O material resultante, conhecido como do resíduo, é então aplicado ao solo para melhorar a vegetação ou ainda processado como adubo ou fertilizantes.

Funcionamento dentro dos tanques da Estação de Tratamento de Esgoto Infográfico
Funcionamento dentro dos tanques da Estação de Tratamento de Esgoto Infográfico

Tratamento preliminar na estação de tratamento de esgoto

As águas residuais fluem para a rede de esgotos ligados a casas e empresas. O efluente de entrada, chamado água bruta ou esgoto, passa por telas constituídas por barras verticais, espaçadas de um a três polegadas de distância. Essas barras removem grandes pedaços de lixo, incluindo trapos, paus, jornal, latas de refrigerantes, garrafas, copos de plástico e outros itens semelhantes. Isso protege as principais bombas de esgoto e outros equipamentos. O lixo é transportado para aterros sanitários. As principais bombas de esgoto de águas residuais, em seguida erguem a partir da câmara de triagem para o nível da superfície da estação de tratamento de esgoto.

O tratamento primário estação de tratamento de esgoto

Em seguida, a água residual entra em decantadores primários, também chamados de tanques de sedimentação. O fluxo da água é mais lenta, permitindo que os ​​sólidos pesados assentem no fundo do tanque, e os materiais mais leves flutuem. No final do processo, o lixo flutuante, tais como gorduras e material plástico pequenos, sobe e é desnatado a partir do topo da superfície de tanques.

Os sólidos depositados, chamados de lamas primárias, são então bombeada através de os desarenadores ciclone – dispositivos que usam a força centrífuga para separar areia, brita (como o café mói) e cascalho. Este grão é removida, lavado e levado para aterros.

O lodo primário desareado é bombeado para instalações de tratamento de lodo da estação o para processamento adicional. As águas residuais parcialmente tratadas dos tanques primários de ajuste, em seguida, fluem para o sistema de tratamento secundário na estação de tratamento de esgoto.

Tratamento secundário na estação de tratamento de esgoto

O tratamento secundário é chamado o processo de lamas ativadas. Isso ocorre porque o ar e lamas são adicionados na estação de tratamento de esgoto junto ao efluente para quebrá-lo ainda mais. O ar bombeado para grandes tanques de arejamento da mistura de efluentes e de lamas que estimulam o crescimento de bactérias usando oxigênio e outros pequenos organismos que estão naturalmente presentes no esgoto. Estes microrganismos benéficos consumem a maior parte dos materiais orgânicos restantes que são poluentes da água e isso produz partículas mais pesadas que mais tarde vão resolver no processo de tratamento.

A água residual arejada, em seguida, flui para os tanques de decantação finais, que são semelhantes aos tanques de decantação primários. Aqui as partículas pesadas e outros sólidos vão para o fundo como lodo secundário. Algumas dessas lamas são re-circulada de volta para os tanques de aeração como “sementes” para estimular o processo de lodo ativado. O lodo retornado contém milhões de micro-organismos que ajudam a manter a mistura certa de bactérias e o ar no tanque que contribui para a remoção de poluentes.

A lama secundária restante é removido a partir dos tanques de decantação e adiciona-se a lama primária para processamento posterior no manuseamento de lamas. A água em seguida, flui para um tanque de desinfecção.

Desinfecção na estação de tratamento de esgoto

Mesmo após o tratamento primário e secundário, organismos que causam doenças podem permanecer no efluente tratado. Para desinfectar e matar organismos nocivos, o efluente passa um mínimo de 15-20 minutos em tanques de cloro dentro da estação de tratamento de esgoto. O esgoto tratado, ou efluentes, é então liberado para cursos de água locais. A desinfecção é uma etapa essencial porque protege a saúde das pessoas que utilizam as praias e outros locais para desfrutar de atividades de lazer em qualquer lugar perto da água.

Tratamento de lamas na estação de tratamento de esgoto

A seguir são típicos fases do processo de tratamento das lamas.

Espessamento

A lama produzida por tratamento primário e secundário dentro da estação de tratamento de esgoto é de aproximadamente 99% de água e tem de ser concentrado para permitir o seu processamento adicional. Tanques de espessamento permitem que o lodo de recolher, se separam da água por até 24 horas. A água é então enviado de volta para a cabeça da planta ou para os tanques de aeração para tratamento adicional.

Digestão

Após o espessamento, o lodo é adicionalmente tratado para torná-lo seguro para o ambiente. As lamas são colocadas em tanques de oxigênio livre, chamados digestores, e aquece-se a pelo menos 95 graus Celsius para entre 15 a 20 dias. Isto estimula o crescimento de bactérias anaeróbicas, que consomem o material orgânico na lama. Ao contrário das bactérias nos tanques de aeração, essas bactérias prosperam em um ambiente “anaeróbio” livre de oxigênio. O processo de digestão estabiliza as lamas espessadas por converter a maior parte do material em água, dióxido de carbono e metano. O lodo preto que permanece após a digestão tem a consistência de sopa de ervilha e tem pouco odor. Isto é chamado de lamas digeridas.

O gás metano é frequentemente utilizado como fonte de energia em estações de tratamento de águas residuais. O gás pode ser utilizado em motores para produzir eletricidade ou diretamente na unidade do equipamento da instalação. Lama digerida é bombeada dos tanques de armazenagem de lamas para uma instalação de desidratação.

Desidratação de lamas

Desidratação reduz o volume de líquido de lamas por cerca de 90%.

Estação de Tratamento de esgoto

Esse modelo acima é a especificação de um modelo apenas existem vários outros modelos. Conclui-se que a estação de tratamento de esgoto serve para qualquer empresa, industria, condomínios, loteamentos, governos, todos precisam de uma estação de tratamento de esgoto pois sem ela á como termos água potável para beber é preciso criar consciência. Água é vida e sem a estação de tratamento de esgoto não é possível ter água para ter vida.

Related Posts

Tratamento preliminar do esgoto

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 5 (100%) 1 vote Tratamento preliminar do esgoto O…

Tratamento de esgoto sanitário

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto sanitário Toda a…

Tratamento de esgoto residencial

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto residencial Saiba que…

Escreva um comentário