Estações de tratamento de esgoto

Rate this post

estacaodetratamento

Estações de tratamento de esgoto

Os esgotos, efluentes ou ainda as águas servidas são todos os tipos de resíduos de forma líquida provenientes das indústrias ou dos domicílios que necessitam de um tratamento devidamente adequado para que sejam removidas todas as impurezas através das estações de tratamento de esgoto podendo posteriormente ser devolvidos para a natureza, sem gerar os danos ambientais e a saúde humana.

É importante citar que normalmente a própria natureza conta com uma capacidade para decompor a matéria orgânica que é apresentada nos rios, nos lagos e nos mares.
Em contrapartida, no caso dos efluentes, este tipo de matéria ocorre em grande quantidade, exigindo dos usuários um tratamento acima de tudo mais eficaz em uma das estações de tratamento de esgoto estas que geralmente reproduzem uma ação de natureza de forma rápida e precisa.

Vale a pena ainda destacar que os tratamentos dos efluentes que ocorrem nas estações de tratamento de esgoto poderão variar bastante dependendo dos tipos de efluentes que são tratados e ainda a classificação do corpo de água que irá receber este tipo de efluente. Quanto aos tipos, podemos citar que o esgoto industrial é o mais difícil e caro de tratar devido a grande quantidade de resíduos químicos, e que assim exige das estações de tratamento de esgoto um trabalho maior.

Sobre as classificações dos efluentes, podemos citar que eles devem ser devolvidos aos rios de forma tão limpa ou mais limpa do que ele mesmo, de forma que não venha a alterar todas as suas características de forma física, química e também biológica.

Em vários dos casos, como uma bacia hidrográfica, ela fica classificada em classe especial, e nenhum tipo de efluente utilizado deverá ser jogado ali, mesmo que seja tratado. Tudo isto porque este tipo de classe é relacionado aos corpos da água totalmente utilizados para um melhor abastecimento.

A partir deste processo, nas estações de tratamento de esgoto podemos citar que o tratamento de esgoto domiciliar por exemplo, ocorrem em quatro níveis, dentre eles os mais básicos, como o nível preliminar, os tratamentos primários, e tratamentos secundários que tem praticamente uma mesma função. Cada um deles possui de forma respectiva o objetivo de remover os sólidos suspensos, dentre eles o lixo e a areia.

Related Posts

Reuso da água na indústria

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Reuso da água na indústria Em…

Escreva um comentário