ETA tratamento de água

5 (100%) 1 vote

ETA tratamento de água

Conheça em seguida as etapas para a ETA tratamento de água

É de grande importância que possamos utilizar produtos de limpeza, cozinhar alimentos, realizar a higiene, entre outras ações com água limpa e potável, e a água de consumo humano precisa preencher as condições mínimas para ser ingerida ou utilizada para finalidades higiênicas, o que é possível através de processos de uma estação de tratamento.

Conheça algumas etapas em seguida que você poderá visualizar através de uma ETA tratamento de água

Sobre a captação de água

A captação de água passa por um sistema de grande impacto, este que impede a entrada dos elementos macroscópicos e grosseiros, dentre eles animais mortos, folhas, entre outras situações.

Com isto, parte das partículas surgem em uma suspensão fina, e em estado coloidal ou em soluções, por ter dimensões muito reduzidas acabam não se depositando e dificultam consideravelmente a sua remoção.

Sobre o processo de coagulação da água

A coagulação da água tem como objetivos aglomerar as partículas, aumentando assim seu peso e volume, permitindo que a gravidade possa agir. Tudo isto é feito normalmente através de uma adição de cal hidratada, e também de sulfato de alumínio, esta que é agitada rapidamente. Estes são materiais que fazem com que as partículas de sujeiras se partam.

A floculação da água

Saiba que a água é agitada de forma lenta, para favorecer toda a união de partículas de sujeiras, formando assim os flocos. Na solução alcalina, é possível contar com o sulfato de alumínio, este que reage com íons de hidroxila, resultando em polieletrólitos de alumínio e hidroxila com até 13 átomos de alumínio.

Estes por sua vez atuam por uma interação eletrostática com partículas de argila carregadas de forma negativa e por ligações de hidrogênio devido ao número de grupos formando assim uma rede de microestrutura porosa.

A cloração

Este é o processo final de purificação da água, onde a água filtrada deverá estar limpa, mas ainda poderá contar com microorganismos causadores de doenças. Por este motivo ela recebe um produto que possui cloro, e que mata os microorganismos. Na água o cloro age de duas formas principais, como desinfetante, e como oxidante destruindo as algas e microorganismos, bem como compostos orgânicos e inorgânicos.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.9 (97.07%) 82 votes Tratamento químico da água Logo…

Tratamento de água residuais

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 5 (100%) 1 vote Tratamento de água residuais O…

Reuso de água cinza

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Reuso de água cinza Foi divulgado…

Escreva um comentário