ETE estação de tratamento de efluentes

1.3 (26.67%) 15 votes

ETE estação de tratamento de efluentes

Ao longo do tempo, o homem, produz uma série de resíduos e lixos devido as suas atividades realizadas diariamente. Estes tipos de resíduos poderão ser chamados de efluentes, sendo que atualmente existem dois tipos deles, os resíduos domésticos e industriais. A ETE – estação de tratamento de efluentes é quem trata estes resíduos que são descartados nas cidades.

Existem diversos tipos de ETE estação de tratamento de efluentes que são espalhadas pelo Brasil, com o objetivo principal de diminuir as quantidades de poluentes do efluente antes de o despejar na natureza.

Saiba que todos os efluentes que retornam a natureza se enquadram em diversos tipos de parâmetros que são estabelecidos através do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama. Estas normas em vigor reclassificam os corpos de água e definem novos padrões para o lançamento dos efluentes, e está previsto através dele uma pena de prisão para administradores de empresas ou até mesmo responsáveis técnicos que não cumpram os seus parâmetros nas ETE estação de tratamento de efluentes.

Como ocorre os tratamentos através da ETE estação de tratamento de efluentes?

Os tratamentos dos efluentes através da ETE estação de tratamento de efluentes ocorre em duas grandes fases, a primeira que ocorre de forma físico química e a biológica. A partir disto, quando o assunto é o tratamento físico químico, existe uma remoção de contaminantes através de uma reação química que poderá fazer a mesma separação de suas fases sólidas e líquidas de efluentes. Os tratamentos biológicos de efluentes são realizados através de bactérias e microorganismos que são componentes e consumidores de matéria orgânica poluente através de diversos processos respiratórios.

Eis que então dentro destas duas grandes fases existem vários outros tipos de etapas, como por exemplo em uma ETE convencional os efluentes passam por cinco etapas, onde temos o pré tratamento, tratamentos primários, tratamentos secundários, tratamentos de lodos, e o tratamento terciário antes que seja devolvido para o meio ambiente ou reutilizado.

Saiba que atualmente todo o tratamento biológico realizado através da ETE estação de tratamento de efluentes permite que tenhamos muito mais eficiência para a remoção da matéria orgânica de esgotos, pois o próprio efluente tem uma variedade de bactérias para ocorrer a reação necessária do processo.

Related Posts

Tratamento preliminar do esgoto

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 5 (100%) 1 vote Tratamento preliminar do esgoto O…

Tratamento de esgoto sanitário

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto sanitário Toda a…

Tratamento de esgoto residencial

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto residencial Saiba que…

Escreva um comentário