Tratamento aeróbio de efluentes

Tratamento aeróbio de efluentes

Diariamente é produzido esgoto que é gerado em casas e indústrias diversas, necessitando que toda a água utilizada possa receber a finalidade correta para que não afete, de forma maléfica, os seres humanos e o meio ambiente.

Há alguns tipos de tratamentos que podem ser aplicados aos efluentes, visando o bem-estar de toda a população e o destino correto, e possível reuso, destas águas. Confira, abaixo, alguns detalhes sobre o tratamento aeróbio de efluentes.

O que é tratamento aeróbio de efluentes?

O tratamento aeróbio de efluentes, também conhecido como SATE, é uma técnica utilizada para o tratamento de águas de esgoto geradas em residências e indústrias, permitindo que a mesma passe por processos para seu correto tratamento e purificação, visando evitar danos à natureza, em relação à poluição, além de ser uma forma de utilizar a água de efluentes para reuso em diversas atividades.

Os procedimentos para o tratamento aeróbio de efluentes são considerados baratos, permitindo realizar os processos por meio de tanques simples para a remoção de resíduos e sujeiras que possam ser prejudiciais à saúde e à natureza.

O modelo de tratamento aeróbio de efluentes permite solucionar os problemas que são apresentados pelos sistemas anaeróbicos que podem ser considerados falhos, além de utilizar esta estrutura em estabelecimentos que não possuam estrutura para os processos anaeróbicos.

A técnica desenvolvida pelo tratamento aeróbio de efluentes permite que haja o fornecimento de oxigênio ao sistema aquoso com resíduos e sujeiras, visando o desenvolvimento de microrganismos e bactérias que possam auxiliar no processo, resultando no lodo ativado, ou seja, o lodo em forma líquida, sem quaisquer substâncias químicas, passando por processos de decantação.

A poluição, no tratamento aeróbio de efluentes, é transformada em gás carbônico, permitindo que ainda mais microrganismos possam ser reproduzidos, retirando a poluição nos tanques por meio da suspensão e removendo bactérias patogênicas.

Em alguns casos, é possível encontrar centrais de tratamento que realizem um pré-tratamento dos efluentes vindos de residências e empresas, este que é o gradeamento, visando remover partículas de diversos tamanhos que podem ser barradas pelas grades. Caixa de gordura ou fossa séptica também podem fazer parte dos pré-processos realizados para o tratamento aeróbio de efluentes.

Related Posts

Tratamento preliminar do esgoto

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppTratamento preliminar do esgoto O tratamento de esgoto é considerado…

Tratamento de esgoto sanitário

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppTratamento de esgoto sanitário Toda a falta de tratamento de…

Tratamento de esgoto residencial

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppTratamento de esgoto residencial Saiba que a água, depois de…

Escreva um comentário