Tratamento biológico de efluentes industriais

Tratamento biológico de efluentes industriais

Os sistemas de tratamento biológico de efluentes industriais é uma das alternativas mais econômicas, eficientes e diferenciadas para toda a degradação da matéria orgânica dos efluentes biodegradáveis. A partir deste processo, é que ocorre toda a ação dos agentes biológicos como por exemplo as bactérias, os protozoários e as algas. Todo este tipo de degradação poderá acontecer através de um tratamento biológico de forma aeróbica e anaeróbica.

Como funciona o tratamento biológico de efluentes industriais aeróbico

Bem diferente do sistema de tratamento anaeróbico, que se utiliza de bactérias que não necessitam de um oxigênio para a sua respiração, no sistema de tratamento biológico de efluentes industriais todos os micro organismos acabam se degradando em substâncias orgânicas que são assimiladas como alimentos e fontes de energia, mediante a processos de oxidação.

A partir deste processo do tratamento biológico de efluentes industriais é que temos o efluente que precisa ser submetido para temperaturas específicas, além de também estar com o pH e o oxigênio totalmente dissolvido controlado, além de obedecer toda a relação de massa com os nutrientes de Demanda Biológica de Oxigênio, o que variam conforme a biota formada em cada uma das estações do ano.

Todas as bactérias responsáveis pelo tratamento biológico de efluentes industriais são responsáveis por um processo de eliminação de matérias orgânicas, e em sua maioria ocorrem de forma heterótrofa aeróbica e facultativas, além de promoverem toda a remoção de matéria orgânica com uma maior eficiência;
Todos os sistemas aeróbicos considerados mais comuns são as chamadas lagoas aeradas, com seus devidos filtros biológicos e com sistemas de lodos ativados que geram uma melhor eficiência na remoção das cargas utilizadas.

Algumas vantagens deste processo

Dentre algumas vantagens deste processo podemos citar as comunidades e indústrias principalmente de ramos de alimentos e bebidas, estas que são totalmente beneficiadas quando o sistema for complementado por um tratamento aeróbico.

É possível se contar com um maior rendimento pois alcançam as maiores taxas de remoção de matéria orgânica, e os sistemas de lodos ativados com aeração prolongada, podem atingir até mesmo 98% da eficiência de remoção de DBO’s por exemplo.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppTratamento químico da água Logo em seguida você irá contar…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppEstação de tratamento de água ETA Saiba logo em seguida como…

Escreva um comentário