Tratamento de água residuais

5 (100%) 1 vote

Tratamento de água residuais

O processo de tratamento de água residuais nada mais é do que uma designação de forma genérica para um grande número diferenciado de técnicas, estas técnicas que são implementadas através de uma estação de tratamento de águas residuais as chamadas ETAR. É neste ponto que se combinam todos os sistemas e todas as tecnologias necessárias para permitir adequar as águas residuais a toda a qualidade que é requerida para a carga e descarga de processos receptores.

Existem pelo menos quatro graus de tratamento de água, dentre eles podemos citar o pré tratamento, o tratamento primário, secundário e também o tratamento terciário.

Para o caso de tratamento de água residuais quando a sua origem é doméstica, poderão ser determinados de forma resumida uma série de sistemas, como por exemplo os sistemas bio discos, filtros biológicos, reatores anaeróbicos de manta de lodo, lagunagens, lamas ativadas ou ainda lodos ativados, leitos percoladores, e sistemas devidamente combinados lodos ativados.

Como ocorre o processo de pré tratamento das águas residuais

O sistema de pré tratamento ou tratamento de água residuais preliminar tem como objetivos retirar das águas sólidos que sejam grosseiros, ou ainda separar as quantidades excessivas dos líquidos orgânicos, entre eles podemos citar os óleos ou as graxas.

O processo é feito através de um dispositivo de retenção, e que ocorre frequentemente através de um gradeamento. Em contrapartida existem vários métodos diferenciados como por exemplo as esteiras e peneiras móveis, bem como uma remoção dos óleos e das graxas que poderão ser realizadas pela caixa de gordura, estas que são domiciliares ou ainda coletivas.
É possível ainda se contar com a adaptação de dispositivos removedores de gorduras em decantadores, tanques aerados ou ainda separadores de óleo utilizados.

Como deve ser feito o tratamento primário das águas residuais

Saiba que o tratamento de água residuais consiste em remover os poluentes de forma inorgânica, bem como os metais pesados e outros através de muitos processos como a sedimentação, a decantação, etc. Como principal objetivo desta fase podemos citar a obtenção de um efluente clarificado, gerando um logo que precisa ser manejado de forma adequada através de um processo de adensamento de lodos.

Related Posts

Tratamento preliminar do esgoto

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 5 (100%) 1 vote Tratamento preliminar do esgoto O…

Tratamento de esgoto sanitário

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto sanitário Toda a…

Tratamento de esgoto residencial

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto residencial Saiba que…

Escreva um comentário