Tratamento de efluentes gasosos

Rate this post

Tratamento de efluentes gasosos

A indústria diariamente não para de crescer, e o que nos indica temos também automaticamente uma maior emissão de diversos produtos, e elementos além de compostos jogados na atmosfera. Por este motivo existe uma tendência cada vez mais importante para o tratamento de efluentes gasosos, sem este tratamento temos limites de poluição e contaminação alarmantes, ultrapassando até mesmo os níveis previstos na legislação atual.

A prevenção e o tratamento dos efluentes gasosos permitem:

Uma boa alteração de formas de contaminantes diferenciados, impedindo assim o seu lançamento na atmosfera.

Toda a formação existente dos produtos contaminantes é um tipo de fenômeno suscetível de se evitar em algumas ocasiões diferenciadas, tudo isto mediante a uma atuação adequada sobre os processos geradores. É possível se sugerir algumas medidas para o tratamento de efluentes gasosos como por exemplo, uma substituição das matérias primas empregadas, a modificação dos equipamentos, modificações de processos, e a modificação dos procedimentos.

Como ocorre o tratamento de efluentes gasosos

Para realizar um bom tratamento de efluentes gasosos é necessário se aplicar algumas técnicas, como por exemplo podemos citar:

A absorção
Esta que se trata de um processo de tratamento de efluentes gasosos, onde temos uma transferência orgânica de matéria entre um gás e um líquido, onde o contaminante acaba reagindo com o líquido absorvente ou ainda dissolver-se através dele.

Sobre a adsorção
A partir desta situação a transferência acaba se fazendo entre um gás e um sólido e como regras gerais não existe uma reação química, neste processo de tratamento de efluentes gasosos.

A combustão
A combustão deve ser feita no tratamento de efluentes gasosos, a partir do momento que os contaminantes são oxidáveis, onde é possível também se recorrer a uma combustão para os eliminar.

A redução catalística
Esta também faz parte do processo de tratamento de efluentes gasosos, e de certa forma é uma técnica inversa a da combustão. Este tipo de transformação é feito através de catalisadores do tipo metálico.

Estas são algumas partes do processo de tratamento de efluentes gasosos industriais, o que são de fundamental importância para que ocorra uma maior preservação da natureza.

Related Posts

Tratamento preliminar do esgoto

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 5 (100%) 1 vote Tratamento preliminar do esgoto O…

Tratamento de esgoto sanitário

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto sanitário Toda a…

Tratamento de esgoto residencial

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto residencial Saiba que…

Escreva um comentário