Tratamento de efluentes líquidos industriais

Rate this post

Tratamento de efluentes líquidos industriais

Levando em conta toda a perda de água, e matérias primas ou ainda produtos oriundos dos processos, em primeiro lugar é fundamental verificar se estas perdas não podem ser evitadas a partir do tratamento de efluentes líquidos industriais ou ainda reduzidas consideravelmente antes de realizar um monitoramento.

Todos os processos de limpeza de tanques, bem como de tubulações e pisos precisam ser sempre focados em atenção, já que nestes pontos é possível se originar importantes cargas poluidoras.

Sempre que for possível, é interessante que os resíduos sejam removidos em sua forma sólida ou semi sólida, onde pode ser feito o tratamento de efluentes líquidos industriais, como resultados podemos evitar uma solubilização e o arraste dos mesmos através de lavagens. Todo este princípio poderá ser aplicado tanto na limpeza dos reatores como também nas limpezas de pisos.

Os programas de manutenção preventiva precisam ser implementados, pois as paralisações de processos de produção que ocorrem durante o tratamento de efluentes líquidos industriais muitas vezes acabam resultando no descarte de produtos aumentando a sua carga poluidora.

Os vazamentos em bombas ou tubulações também acabam gerando os efluentes, devendo sempre que possível ser corrigidos.

Uma correta especificação de matérias primas também poderá evitar o descarte dos materiais que estão fora de especificação, o que é um sinônimo de carga polidora. Toda a linha divisória que existe entre os poluentes e produtos pode ser reduzida com o tratamento de efluentes líquidos industriais e a melhor forma de se controlar toda a poluição industrial é a partir da busca da eficiência destes tipos de processos.

Nesta situação as indústrias novas precisam ser projetadas com tanques e tubulações que podem favorecer assim a limpeza, e contar com uma maior relação entre os volumes e a superfície interna dos mesmos, o que para um caso de limpeza teriam menores perdas possíveis principalmente no caso de tratamento de efluentes líquidos industriais. Por este motivo, otimizar todo o arranjo de forma geral permite que seja possível um menor comprimento das tubulações ou ainda um número reduzido das conexões.

Os levantamentos de dados industriais também são importantes, e por isso é fundamental que exista um conhecimento prévio de todos os processos industriais para determinar o programa de amostragem final.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.24%) 85 votes Tratamento químico da água Logo…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 4.8 (96.67%) 12 votes Estação de tratamento de água ETA…

Escreva um comentário