Tratamento de esgoto industrial

Rate this post

Tratamento de esgoto industrial

O esgoto, efluente ou ainda águas servidas nada mais são do que todos os resíduos que ocorrem de forma líquida provenientes de indústrias e de domicílios que precisam receber os devidos tratamentos adequados. Desta forma serão removidas as impurezas e assim possam também ser devolvidos para a natureza, tudo isto ocorre sem gerar danos ambientais para a saúde humana, onde é de fundamental importância o tratamento de esgoto industrial.

A própria natureza conta com uma boa capacidade de decompor as matérias orgânicas que estão presentes em rios, lagos e também no mar. Em contrapartida, para o caso de efluentes, este tipo de matéria ocorre em grande quantidade, exigindo assim um bom tratamento de forma eficaz no sistema de tratamento de esgoto industrial e que basicamente reproduzem a ação de natureza de forma rápida e precisa.

Vale a pena destacar também que o tratamento de esgoto industrial poderá variar bastante dependendo dos tipos de efluentes que são tratados, bem como da classificação do corpo de água que irá receber este efluente, conforme a resolução do CONAMA. Com relação ao tipo, os esgotos industriais costumam ser muito mais difíceis e caros de tratar devido à grande quantidade de produtos químicos que estão presentes neste espaço.

Com relação ao sistema de classificação do tratamento de esgoto industrial é importante citar que os efluentes devem ser devolvidos para o rio tão limpo ou mesmo mais limpo do que ele mesmo, de forma que não venha a alterar as suas características físicas, químicas e principalmente biológicas. Em vários casos, como por exemplo quando a bacia hidrográfica é classificada como de classe especial, nenhum tipo de efluente poderá ser jogado ali, e é exigido um tratamento de esgoto industrial.

Cada um deles possui respectivamente os objetivos de remover os sólidos que estiverem suspensos, dentre eles o lixo, e a areia, além disto remover os sólidos dissolvidos, bem como a matéria orgânica e os nutrientes e organismo patogênicos que são causadores de doenças por exemplo.

No tratamento primário do esgoto industrial temos um processo sedimentado, por decantação, com sólidos em suspensão que vão se acumulando no fundo do decantador formando os lodos primários que depois são retirados para dar uma boa continuidade aos processos.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 3.7 (73.33%) 3 votes Tratamento químico da água Logo…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Estação de tratamento de água ETA Saiba…

Escreva um comentário