Tratamento de esgoto residencial
Saiba que a água, depois de ser eliminada de várias utilizações a que se destina, como por exemplo o banho, a lavagem de mãos, roupa, louça, e de carros por exemplo, passa a ser chamada de esgoto ou efluentes. O esgoto é composto de um equivalente de 99,9 % de água, 0,1% de sólidos e diversos organismos vivos, como por exemplo as bactérias, vermes e protozoários liberados junto dos dejetos humanos.
O tratamento de esgoto residencial é de suma importância para a saúde pública
Saiba que o tratamento de esgoto nada mais é do que uma remoção de forma física ou química, ou mesmo biológica de poluentes em microorganismos de forma que possa atender a todos os padrões de saúde e de qualidade ambiental que são definidos pelo CONAMA. Esta coleta e o tratamento de esgoto ou efluente líquido e do lodo que é gerado no tratamento são as atividades de grande importância para a saúde pública.
Toda a elevada incidência de doenças de veiculação hídrica tem como a causa de forma epidemiológica principal, com isto a contaminação das fontes de águas e mananciais por exemplo. Toda a proteção dos mananciais ocorre com o tratamento de esgoto residencial, voltado a uma destinação correta de efluentes e resíduos de tratamentos.
Conheça algumas das fases dos tratamentos
Na fase de pré tratamento, em um primeiro conjunto de unidades, é totalmente designado por um pré tratamento ou tratamento de forma preliminar, e isto que se destina de forma principal a remoção dos sólidos e grosseiros e areia, o esgoto é sujeito aos processos da separação grosseira de sólidos, gradagem ou gradeamento.
O tratamento primário por sua vez, permite que a matéria poluente poderá ser separada da água por sedimentação. E depois do tratamento primário, a matéria poluente que permanece na água é de dimensão muito reduzida. Geralmente é composta de colóides, e não sendo passível de ser removida por processos de ordem física e química.
A inclusão de uma etapa biológica, a eficiência dos tratamentos primários pode chegar a pelo menos 60% ou mais, dependendo é claro do tipo de unidade de tratamento e das operações da estação de tratamento de esgoto residencial.