Tratamento de ETE

Rate this post

Tratamento de ETE

De acordo com dados divulgados através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 49% de todo o esgoto produzido no mercado nacional tem o seu processo de coleta feito através de redes. Destes números, apenas 10% deles é tratado, a grande maioria dos volumes deste esgoto é encontrada nas regiões metropolitanas de grandes cidades, onde os esgotos são despejados em mares e rios sem receber qualquer tipo de tratamento, o que talvez um tratamento de ETE seria alto interessante e efetivo.

A solução que foi encontrada através do poder público nesta situação é implementar as estações de tratamento de esgoto para realizar o tratamento de ETE, removendo assim todos os principais poluentes que estiverem residentes na água, sem afetar assim a qualidade da mesma.

Assim que a água chegar a uma estação de tratamento de ETE ela poderá passar por até mesmo três estágios de tratamento dependendo da estação. Os tratamentos primários por exemplo, fazem uma mesma função que uma fossa séptica, o que permite que sólidos possam ser separados de água, fazendo com que a espuma possa subir.

Os sistemas de coleta de tratamento de ETE são totalmente descartados e o tratamento primário poderá envolver uma tela seguida por conjuntos de reservatórios ou tanques que podem deixar as águas em repouso, desta forma os sólidos deverão ser separados. A partir disto, este tratamento poderá chegar a remover mais da metade dos sólidos e dos materiais orgânicos e bactérias da água. Cada uma das estações de tratamento deverá apenas realizar um processo primário, e a água deverá ser clorada para matar bactérias remanescentes do tratamento de ETE e também ser escoada.

No estágio terciário do tratamento de ETE temos uma variação conforme a comunidade e a composição dos dejetos existentes. O terceiro estágio poderá utilizar produtos químicos para remover o fósforo e o nitrogênio da água, mas poderá incluir vários tipos de tanques de filtração e outros tipos de tratamentos. A partir disto, no tratamento de ETE o cloro combinado com água poderá matar bactérias que insistam em permanecer no líquido e no final a água é escoada e estará pronta para utilização.

Related Posts

Tratamento preliminar do esgoto

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 5 (100%) 1 vote Tratamento preliminar do esgoto O…

Tratamento de esgoto sanitário

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto sanitário Toda a…

Tratamento de esgoto residencial

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto residencial Saiba que…

Escreva um comentário