Tratamento efluentes industriais

Tratamento efluentes industriais

Existem vários tipos de tratamentos de efluentes, e estes são classificados como primários, secundários e terciários. Os primários envolvidos no tratamento efluentes industriais começam removendo todos os sólidos em suspensão.

Saiba que todo o processo de poluição das águas é uma das maiores formas de poluição do meio ambiente, e também uma das mais preocupantes levando em conta a grande dependência que o homem possui com relação a água para sobreviver e se desenvolver quanto a sociedade, por isso é tão importante que o tratamento efluentes industriais ocorra para minimizar este tipo de impacto.

É fundamental que sejam tomadas decisões e ações para diminuir a poluição das águas, e por isso o tratamento efluentes industriais é um dos motivos mais relevantes e que podem fazer toda a diferença entre as medidas de controle de poluição. Com isto temos um conjunto dos resíduos de ordem liquida que são lançadas para o meio ambiente, dentre eles temos o esgoto doméstico, o da agricultura e também o de atividades industriais, talvez o mais agressivo e por isso seja tão importante ocorrer o tratamento efluentes industriais.

Todos os efluentes precisam ser tratados antes de serem lançados através das águas, e o tratamento efluentes industriais é indicado conforme a caga poluidora e toda a presença dos contaminantes. São muitos os tipos de tecnologias utilizadas para esta finalidade, mas dentre os principais tipos de efluentes e seus tratamentos temos os tratamentos primários, secundários e terciários.

Como é feito o tratamento efluentes industriais e a separação do óleo

São utilizados comumente os separadores de água e óleo, estes que são equipamentos que podem empregar uma série de métodos físicos, como por exemplo a densidade e a tendência que o óleo possui de flutuar sobre a água. Tudo isto acontece principalmente para efluentes vindos de áreas de manutenção, bem como de lavagens de veículos, máquinas em oficinas mecânicas, todas que geralmente são contaminadas de óleos e de graxas.
Uma outra técnica diferenciada é a de eletrocoagulação, o que é realizada com uma passagem de corrente elétrica pela água, que acaba desestabilizando toda a solução e coagula os contaminantes que podem ser removidos.

Related Posts

Tratamento químico da água

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppTratamento químico da água Logo em seguida você irá contar…

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppEstação de tratamento de água ETA Saiba logo em seguida como…

Escreva um comentário