Tratamento preliminar de efluentes

Rate this post

Tratamento preliminar de efluentes

Durante o tratamento preliminar de efluentes o elemento principal é os elementos químicos, tudo consiste na remoção de materiais que estão suspensos, ou seja, que estão visivelmente aparentes, para que este trabalho seja realizado é necessária à utilização de grelas ou crivos de gradeamento que ajuda na separação de resíduos.

Esta separação residual das áreas recebe o nome de desarenação durante o período do tratamento preliminar de efluentes, e para explicar melhor estas primeiras etapas do processo deveram ressaltar as etapas de gradeamento e desarenação para que ocorra a segunda parte do projeto que consistem no tratamento primário.

Tratamento preliminar de efluentes iniciado pelo gradeamento faz com que seja removido os sólidos grosseiros do local de tratamento e que tenham dimensão maior que o espaçamento entre as barras que geram o gradeamento, existem as grades grosseiras, médias e finas, cada uma tem como objetivo ajudar na extração de resíduos grossos de várias espessuras e tamanhos.

Portanto a finalidade da grade é proteger os demais sistemas de tratamento, fazendo com que impurezas de diversas espessuras não entupam as unidades de tratamento como as tubulações ou bombas, retirando os corpos estranhos do liquido a ser tratado já promove a garantia que toda a extensão dos equipamentos seja preservada.

A segunda etapa do tratamento preliminar de efluentes consiste na desarenação, como o próprio nome sugere é a remoção da areia sedimentada, através de alguns mecanismos os grão de areia, conforme a densidade do produto e dimensão do tanque elas se alojam no fundo do tanque, se esta areia não é extraída e o local tratado pode ocorre obstrução das tubulações.

A finalidade da remoção faz com que o tratamento preliminar de efluentes promovendo mais limpeza a áreas facilitando de forma eficiente o transporte de líquidos com garantia de que a matéria tratada não terá nenhuma interferência por conter nenhum outro elemento externo que possa prejudicar o objetivo final.

Após as fases de transferência e extração da área se inicia o tratamento primário que contribui para que novas técnicas sejam aplicadas e promova mais eficácia no produto final, desta forma ambas as técnicas agregam valores sendo a preliminar a mais simples para as demais etapas.

Related Posts

Tratamento preliminar do esgoto

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp 5 (100%) 1 vote Tratamento preliminar do esgoto O…

Tratamento de esgoto sanitário

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto sanitário Toda a…

Tratamento de esgoto residencial

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto residencial Saiba que…

Escreva um comentário