Tratamento preliminar do esgoto

5 (100%) 1 vote

Tratamento preliminar do esgoto

O tratamento de esgoto é considerado como um dos serviços públicos mais importantes para a vida das pessoas que convivem em sociedade nos dias de hoje. Grande parte dos pesquisadores e dos cientistas afirmam que o aumento da expectativa de vida, observado ao longo das últimas décadas, só foi possível por causa do tratamento dos esgotos, juntamente com outras descobertas e avanços da ciência.

O motivo é bastante simples: quando as pessoas vivem em uma sociedade que não trata o seu esgoto, elas são obrigadas a ficar convivendo com os dejetos criados por outras pessoas, o que acaba abrindo as portar para os mais variados tipos de problemas de saúde. Além disso, o esgoto que não é tratado acaba tendo um impacto negativo na natureza, poluindo rios, por exemplo, e diminuindo a quantidade de água potável disponível para a sociedade como um todo.

Por isso o tratamento do esgoto acaba tendo tanta importância nos dias de hoje. Existem diversas etapas para que um esgoto seja devidamente tratado, sendo que o principal objetivo é a remoção e contenção da maioria das impurezas presentes nas águas utilizadas, antes que elas cheguem aos rios e mares.

A etapa preliminar de tratamento do esgoto é por onde tudo começa. Nesta parte a água passa por uma série de processos, na maioria mecânicos, que permite com que os grandes sólidos e também a areia acabe sendo retida. Isso é fundamental, já que os outros métodos de tratamento acabam exigindo maquinas e processos mais delicados, que poderiam acabar estragando caso estes dejetos maiores não fossem removidos anteriormente.

O processo de remoção da areia que acaba se depositando nas águas sujas são muito importantes, para evitar que a abrasão nos equipamentos e tubulações, além de facilitar muito o trabalho do transporte dos líquidos.

Esta etapa também conta com grandes tanques de flutuação, que permitem com que outras substâncias altamente poluentes sejam removidas da água: o óleo e também as graxas. Esta etapa é fundamental para o tratamento dos esgotos industriais, apesar das metodologias utilizadas hoje em dia ainda não serem totalmente eficientes na remoção destas impurezas.

Related Posts

Tratamento de esgoto sanitário

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto sanitário Toda a…

Tratamento de esgoto residencial

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Tratamento de esgoto residencial Saiba que…

Escreva um comentário