Tratamento químico da água

3.7 (73.33%) 3 votes

Tratamento químico da água

Logo em seguida você irá contar com informações sobre o tratamento químico da água, sua importância, entre outras informações.

O processo de tratamento químico da água nada mais é do que um conjunto de vários procedimentos físicos e químicos que podem ser aplicados na água para ela ficar adequada ao consumo, para que a sua água se torne potável inclusive. Este processo de tratamento de água acaba a livrando de qualquer tipo de contaminação, evitando a possibilidade de transmissão de doenças.

Em uma estação de tratamento químico de água, o processo acontece em algumas etapas, com por exemplo podemos citar:

A coagulação da água

Neste processo, temos a água em sua forma natural, que entra nas estações de tratamento de esgoto, e ela recebe nos tanques uma quantidade determinada de sulfato de alumínio. Este tipo de substância deve servir para aglomerar todas as partículas de ordem sólida que estão localizadas na água, como por exemplo as argilas.
Sobre o processo de floculação de água.

Em vários tanques de concreto com água em movimento, as partículas devidamente sólidas podem se aglutinar em flocos cada vez maiores.

Como funciona o processo de decantação da água

Em outros tanques por exemplo, por uma ação de gravidade, os flocos com as impurezas e das partículas ficam devidamente depositados ao fundo dos tanques, se separando assim da água.

Como funciona o processo de filtração da água

A água passa por uma série de filtros, estes que são formados por carvão, areias e pedras de vários tipos de tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno acabam ficando retidas neste filtro.
Como ocorre a desinfecção da água.

No processo de desinfecção de água, é aplicado na mesmo cloro ou ozônio para que possa eliminar os microrganismos geradores de doenças.

A fluoretação por sua vez, ocorre através da aplicação de flúor na água para prevenir a formação de cárie nos dentes principalmente das crianças.

A correção de PH por sua vez, é devidamente aplicada na água com uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Este é um procedimento que serve para a correção do PH de água, e preservar a partir disto a rede de encanamentos de distribuição.

Related Posts

Estação de tratamento de água ETA

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Rate this post Estação de tratamento de água ETA Saiba…

Escreva um comentário