Tratamento secundário de efluentes

Tratamento secundário de efluentes

Os sistemas de tratamento secundários de efluentes são basicamente utilizados para retirar toda a matéria orgânica, isto que deve ocorrer através da aceleração da biodegradação que ocorre de forma natural nos corpos de receptores, saiba mais logo abaixo sobre o tratamento secundário de efluentes.

São muitos os tipos de tratamento secundário de efluentes, e por isso existem vários tipos de tratamentos de águas poluídas por efluentes, estas provenientes de esgotos domésticos, de resíduos industriais e também da agricultura.
Estes tipos de efluentes resultantes do tratamento secundário de efluentes precisam ser tratados antes de serem lançados ao meio ambiente. Por isso é fundamental se adequar de forma conveniente todos os efluentes para que quando eles forem lançados nos corpos receptores, não gerem um grande impacto no meio ambiente.
O tratamento secundário de efluentes ocorre de forma aeróbica ou anaeróbica, e existem vários métodos de tratamento que devem ser feitos. Conheça alguns deles logo abaixo.

Conheça as lagoas de estabilização

As lagoas de estabilização nada mais são do que locais onde é realizado o tratamento dos efluentes através de sistemas químicos e biológicos, com a finalidade de reter toda a matéria orgânica gerando água de grande qualidade. São vários os tipos de lagoas de estabilização, como por exemplo as lagoas aeradas.
As lagoas aeradas.

As lagoas aeradas nada mais são do que bacias onde os efluentes passam por um processo de aeração eletromecânica, o que fornece diversos tipos de suprimentos de oxigênio contínuo, este que é requerido para o metabolismo de organismos decompositores de material orgânico que seja solúvel e finalmente particulado.

Estes microorganismos existentes no processo consomem toda a matéria orgânica e a convertem em gás carbônico, água e também materiais celulares. A partir disto a energia da aeração também permite que ocorra uma manutenção de sólidos em suspensão evitando assim uma deposição dos flocos de bactérias.

Este tipo de mistura que faz parte do sistema de tratamento secundário de efluentes é chamada de licor, e é enviado para lagoas e tanques de decantação onde acontecem as sedimentações e estabilização dos sólidos, o que é então chamado de lodo. Todo o logo então é recolhido e separado do efluente que é tratado.

Related Posts

Tratamento preliminar do esgoto

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppTratamento preliminar do esgoto O tratamento de esgoto é considerado…

Tratamento de esgoto sanitário

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppTratamento de esgoto sanitário Toda a falta de tratamento de…

Tratamento de esgoto residencial

Facebook Twitter Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsAppTratamento de esgoto residencial Saiba que a água, depois de…

Escreva um comentário