Estação compacta de tratamento de esgoto
O tratamento de esgoto torna-se cada dia mais necessário para que a água utilizada em diversas atividades possa passar por processos de eliminação das partículas de sujeira para, novamente, ser usada no cotidiano da população.
Há diversos locais que realizam o tratamento de efluentes, inclusive encontrando pequenos ambientes que dispõe de uma estação compacta de tratamento de esgoto.
Qual a necessidade de limpeza de uma estação compacta de tratamento de esgoto?
É necessária que seja realizada a limpeza da estação compacta de tratamento de esgoto para que a mesma possa funcionar corretamente, com todos os equipamentos em dia e tanques totalmente aptos para receber os efluentes e, após a finalização dos procedimentos, liberá-lo sem impurezas e apto para o reuso em diversas atividades, assim como rega de plantas, lavagem de automóveis e limpeza de ruas e calçadas.
A limpeza que deve ser feita em uma estação compacta de tratamento de esgoto tem relação com a remoção do lodo que é depositado no tanque séptico em meio ao procedimento de tratamento de esgoto, ou seja, retirando as partículas que são removidas durante o processo para que as mesmas não fiquem armazenadas no equipamento e possam comprometer os resultados.
O tempo para a realização da limpeza é de 1, 3 ou 5 anos, variando de acordo com os equipamentos adquiridos e modelo de tratamento adotado pelos responsáveis, atentando-se à qualidade de lodo formado no tanque para tomar as medidas necessárias.
Quando deve ser feita a manutenção na estação compacta de tratamento de esgoto?
Uma estação compacta de tratamento de esgoto não necessita de manutenção, ou seja, deve-se somente instalar corretamente as máquinas e tanques necessários para iniciar o procedimento para o tratamento de efluentes, descartando quaisquer tipos de manutenções em equipamentos, trocas de produtos, dentre outros, com pouca incidência de riscos em relação à quebra ou danificação dos materiais por conta da resistência apresentada.
Ainda que não seja necessária a manutenção na estação compacta de tratamento de esgoto, é essencial que sejam agendadas inspeções periódicas na qualidade dos tanques e equipamentos dispostos no ambiente para assegurar a qualidade o tratamento dos efluentes.