Estação de tratamento de afluentes
A natureza possui suas próprias belezas e maravilhas que podem ser observadas por todas as pessoas que desejam ter maior contato com o meio ambiente, porém, além de servir somente como paisagem, diversos recursos naturais podem ser utilizados para outras atividades e serventias.
A água, por exemplo, é encontrada em diversos locais da natureza e, por meio da estação de tratamento de afluentes, é possível utilizá-la em praticas e atividades cotidianas.
O que são afluentes?
Os afluentes são águas que fazem parte da natureza, assim como rios e cursos de água pequenos que deságuam em rios principais, ou seja, são pequenos caminhos de água formados até chegar ao rio principal, sem que o líquido chegue diretamente ao oceano, mar ou lago.
Para receber este nome, os afluentes devem obrigatoriamente estar ligados a um rio principal, mesmo que este, por sua vez, possa desaguar em oceanos ou mares. A ligação do afluente com o rio é conhecido como confluência.
A serventia dos afluentes, assim como a mesma do rio, é para drenar uma determinada bacia hidrográfica.
Por que há estação de tratamento de afluentes?
Os afluentes são nada menos de água, assim muitas pessoas podem desejar utilizá-la para realizar atividades domésticas diárias, higienizar-se, dentre outras serventias que o líquido poderá oferecer, porém não é possível realizar, de forma segura, qualquer ação sem que a água seja primeiramente tratada.
Para que a água dos afluentes possa ser corretamente utilizada, há a estação de tratamento de afluentes, esta que trabalha da mesma forma que uma estação de tratamento de água, porém com sua fonte localizada nos afluentes.
A estação de tratamento de afluentes permite que esta água passe por processos determinados para eliminar impurezas e resíduos, que podem ser constados principalmente pelo contato com a natureza, liberando desde as sujeiras mais densas como folhas, galhos de árvores e até mesmo peixes, até as pequenas partículas que juntam-se para que, por meio de processos especiais, possam ser removidas da água.
Uma estação de tratamento de afluentes pode disponibilizar a água tratada para a população, permitindo que as pessoas possam utilizá-las para cumprir seus afazeres diários.