Estação de tratamento de efluente industrial
Os processos de tratamentos de efluentes industriais devem ser feitos através de uma estação de tratamento de efluente industrial e o processo é indicado conforme a carga poluidora e a presença de contaminantes. Somente os especialistas no assunto poderão avaliar e realizar a coleta das amostras para uma análise de vários tipos de parâmetros que podem representar uma carga orgânica determinada, bem como as cargas tóxicas dos seus efluentes.
Todo o processo de tratamento é classificado de forma física, química e biológica conforme a natureza dos poluentes que são removidos ou de operações unitárias utilizadas diretamente em uma estação de tratamento de efluente industrial.
Como funcionam os processos físicos da estação de tratamento de efluente industrial
Os processos físicos realizados na estação de tratamento de efluente industrial são processos diferenciados que podem e devem remover os sólidos em suspensão sedimentáveis, e ainda flutuantes através das separações físicas, como por exemplo o gradeamento, o peneiramento, as caixas separadoras de óleos e gorduras, bem como a sedimentação e a flotação dos componentes.
Estes processos físicos ainda removem toda a matéria orgânica e inorgânica em suspensão de ordem coloidal e reduzem ou mesmo eliminam toda a presença dos micro-organismos por um meio de processos de filtração em areia ou ainda em membranas. Todos os processos físicos realizados na estação de tratamento de efluente industrial são também utilizados com uma finalidade de desinfecção, estes como parte da radiação ultravioleta.
Saiba sobre os processos químicos aplicados na estação de tratamento de efluente industrial
Como parte deste processo, são utilizados os produtos de ordem química em seu processo, como por exemplo os agentes de coagulação, floculação, neutralização do PH, oxidação, redução e desinfecção em vários tipos de etapas de sistemas de tratamentos.
Este é um processo que consegue remover todos os poluentes através de reações químicas, além de condicionar com tudo isto a mistura de efluentes que pode ser tratada em processos de ordem subsequente.
Dentre os principais processos podemos citar a classificação química, a eletrocoagulação, a precipitação dos fosfatos e outros sais, por uma adição de coagulantes químicos compostos de ferro ou de alumínio, entre outros processos.