ETE compacta industrial
Toda a transformação de água que é servida oriunda dos esgotos domésticos, e efluentes industriais em água reutilizável são possíveis e relativamente baratos, principalmente através de uma ETE compacta industrial.
Toda a poluição ambiental que é acompanhada dos riscos da sobrevivência e sanidades do meio ambiente vem criando um processo de legislação ambiental que poderá controlar toda a água que é servida e lançada ao meio ambiente como um foco sobre poluentes tratados pela ETE compacta industrial dentre elas podemos citar a carga orgânica, o nitrogênio, o fósforo, além dos microorganismos, os óleos e as graxas.
A água potável também é regulamentada a partir de portarias, e a ETE compacta industrial tem como objetivos tratar a água da melhor forma possível, evitando problemas de saúde como por exemplo o Cólera (Víbrio cholerae), Amebíase (Entamoeba histolytica), Gastro-Enterite (Rota Vírus), Hepatite (Virus Hepatite A), Disenteria Bacilar (Shigella spp.), entre vários outros problemas sérios de saúde que possam vir a ocorrer apenas no contato com a água contaminada e não apenas no consumo.
Tanto em núcleos urbanos como industriais não existe um sistema de tratamento que seja coletivo de água servida, e o poder público obriga o usuário, além de indústrias e pequenos estabelecimentos comerciais a realizar todos os seus tratamentos antes de devolver a água para a natureza, no que ocorre através da ETE compacta industrial.
As ETE compacta industrial seguem de forma geral processos e tipos de equipamentos de grandes estações, estas que são separadores sólidos, reatores biológicos, reatores físico químicos, e ainda um sistema de desinfecção de base de cloro, ozônio e ultravioleta além de filtros para particulados.
Sendo assim é realizado o processo de tratamento preliminar e primário para a separação dos sólidos.
Os tratamentos secundários para a redução da carga orgânica, e o tratamento terciário para a redução dos nutrientes e a desinfecção.
São muitos os tipos de poluição por carga orgânica nas águas, de forma mineral e biológica e vários são os tipos de tratamento aplicados, alguns deles são biológicos onde se utiliza de microorganismos específicos ou genéricos que poderão fazer voltar a água ser o que era antes de sua utilização.