Tratamento de água industrial
Logo em seguida você irá saber um pouco mais sobre como funciona o tratamento de água industrial e suas particularidades.
Todo o tratamento de água industrial é um processo de recuperação da qualidade da água que é usada na indústria. Seu tratamento precisa ser devidamente orientado por profissionais da área, dentre eles engenheiros químicos, ambientais, químicos ou ainda técnico em química.
A água é utilizada pela indústria para muitas finalidades, o que vão desde uma simples limpeza até mesmo durante o resfriamento de processos de cunho industrial. A água na maioria das vezes possui metais pesados ou ainda outros tipos de produtos que são tóxicos ao meio ambiente, e por este motivo precisam ser recuperadas antes do seu lançamento na rede de esgotos ou ainda em vias fluviais por exemplo.
Em todos os setores da indústria, a água devidamente tratada atua como um elemento de fundamental importância. Por este motivo as empresas passaram a conduzir os programas voltados para a gestão de recursos hídricos implementando a partir disto os projetos diversos de reutilização da água, redução de perdas, e ainda a racionalização de sua utilização.
São muitos os métodos empregados para o tratamento de água, e iremos conhecer alguns deles em seguida.
Conheça alguns dos métodos de tratamento da água industrial.
Saiba mais sobre o processo de floculação mecanizada
Esta é uma fase de tratamento onde são formados os flocos, agregados a partículas em suspensão, que podem ser eliminados por posterior decantação ou flotação. Estes tipos de agregação de partículas são obtidos com a ajuda de produtos químicos adicionados a esta mistura rápida.
Sobre o processo de filtração simples
A filtração simples ocorre da seguinte forma, a água quase isenta de flocos, passando aos filtros que eliminam os flocos resultantes e partículas em suspensão. Existe assim uma grande variedade de filtros, dentre eles podemos citar:
Os filtros de fluxos descendentes de taxa de filtração normal ou ainda de taxa alta.
Os filtros de fluxos ascendentes de baixa e alta taxa de filtração.
Filtros a gravidade e a pressão, bem como filtros a base de areia antracina e carvão ativado.
Os filtros poderão ser utilizados de forma operacional manual ou ainda semiautomáticos, ou automatizados.