Tratamento de efluentes de laticínios
O tratamento de efluentes de laticínios consiste em aprimorar a produção de indústrias de lacticínios e necessitam de objetivos específicos que tem destaque e, utilizar filtragem biológica com diferentes faixas de aplicações durante o tratamento, transformando lodo em matéria orgânica possibilitando que a meteria elaborada seja utilizada de outras formas.
A indústria de alimentos se destaca pela preocupação com a alta carga orgânica que tem e pelas dificuldades de tratamento vem buscando assiduamente formas inteligentes de tratamento de efluentes de laticínios para que os produtos biológicos constantes possam contaminar o meio ambiente.
O grande objetivo do tratamento de efluentes de laticínios é colocar em teste todas as condições biológicas em níveos simples de tratamento sem tanta complexidade, mas com muita eficácia e boa eficiência de remoção de DBO, fósforo e nitrogênio e entre outros elementos que devem ser observados de forma constante.
A simplicidade do tratamento somada à qualidade faz com que cada etapa seja cumprida de forma segura, as etapas de tratamento são; o recebimento e estocagem da matéria, o leite é descarregado e armazenado em tanques refrigerados para manter a temperatura ideal para não proliferar nenhum tipo de microorganismo.
Depois o produto passa para a área de clarificação que elimina qualquer tipo de sólido que possa conter no processo, terceira etapa é a pasteurização que aquece o liquido de depois o resfria promovendo um choque na temperatura para eliminar qualquer tipo de bactéria, o ultimo processo se denomina envase onde é realizada a forma de distribuição em plásticos, caixas ou garrafas.
Além destes elementos o tratamento de efluentes de laticínios está ligado inteiramente com o processo de higienização, todos os maquinários responsáveis, por exemplo, bombas, tubulações e embalagens recebem atenção especial.
Ao mesmo tempo toda a estrutura o tratamento avalia os níveis do pH, óleos e graxas, sólidos em suspensão e entrada e saída de gordura além ter a preocupação com a forma como a água é escoada, trabalhar com o tratamento de efluentes de laticínios consistem em observância direta de todos os processos interligados de forma continua gerando qualidade e segurança em todos os processos.