Tratamento de efluentes gasosos
A indústria diariamente não para de crescer, e o que nos indica temos também automaticamente uma maior emissão de diversos produtos, e elementos além de compostos jogados na atmosfera. Por este motivo existe uma tendência cada vez mais importante para o tratamento de efluentes gasosos, sem este tratamento temos limites de poluição e contaminação alarmantes, ultrapassando até mesmo os níveis previstos na legislação atual.
A prevenção e o tratamento dos efluentes gasosos permitem:
Uma boa alteração de formas de contaminantes diferenciados, impedindo assim o seu lançamento na atmosfera.
Toda a formação existente dos produtos contaminantes é um tipo de fenômeno suscetível de se evitar em algumas ocasiões diferenciadas, tudo isto mediante a uma atuação adequada sobre os processos geradores. É possível se sugerir algumas medidas para o tratamento de efluentes gasosos como por exemplo, uma substituição das matérias primas empregadas, a modificação dos equipamentos, modificações de processos, e a modificação dos procedimentos.
Como ocorre o tratamento de efluentes gasosos
Para realizar um bom tratamento de efluentes gasosos é necessário se aplicar algumas técnicas, como por exemplo podemos citar:
A absorção
Esta que se trata de um processo de tratamento de efluentes gasosos, onde temos uma transferência orgânica de matéria entre um gás e um líquido, onde o contaminante acaba reagindo com o líquido absorvente ou ainda dissolver-se através dele.
Sobre a adsorção
A partir desta situação a transferência acaba se fazendo entre um gás e um sólido e como regras gerais não existe uma reação química, neste processo de tratamento de efluentes gasosos.
A combustão
A combustão deve ser feita no tratamento de efluentes gasosos, a partir do momento que os contaminantes são oxidáveis, onde é possível também se recorrer a uma combustão para os eliminar.
A redução catalística
Esta também faz parte do processo de tratamento de efluentes gasosos, e de certa forma é uma técnica inversa a da combustão. Este tipo de transformação é feito através de catalisadores do tipo metálico.
Estas são algumas partes do processo de tratamento de efluentes gasosos industriais, o que são de fundamental importância para que ocorra uma maior preservação da natureza.